Atual gestão completa seis meses e apresenta um balanço das principais ações em todo o país.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) consolidou avanços importantes nos últimos seis meses para fortalecer a proteção dos beneficiários, oferecer um atendimento mais humanizado à população e reconstruir a confiança na Previdência Social. 

Nesse período, o INSS esteve mais presente na vida dos brasileiros, com ações em todo o país que reforçaram a proteção e o cuidado com quem mais precisa. Foram realizados mutirões de atendimento, reabertas agências, ampliadas iniciativas de inclusão social e adotadas medidas de justiça, como o ressarcimento dos valores descontados indevidamente de aposentadorias e pensões.

“O INSS está cuidando de quem cuida do país, das pessoas que trabalham, contribuem e fazem a Previdência existir. Esses seis meses foram dedicados a ouvir, entender e agir para que o INSS esteja cada vez mais presente e perto do cidadão”, destacou o presidente do INSS, Gilberto Waller, que assumiu o cargo no dia 30 de abril.

Acordo de ressarcimento

A atual gestão marcou um novo capítulo na defesa dos direitos dos beneficiários. Após a identificação de descontos associativos indevidos em aposentadorias e pensões, o Governo Federal e o INSS adotaram medidas para garantir que os beneficiários pudessem receber de volta o que é seu por direito, sem precisar recorrer à Justiça. 

Com o acordo de ressarcimento, já foram devolvidos R$ 2,3 bilhões a 3,4 milhões de aposentados e pensionistas. Todo o processo é feito com segurança, transparência e correção monetária, com o valor depositado diretamente na conta do beneficiário. 

Além disso, todos os descontos associativos estão suspensos da folha de pagamento dos beneficiários.

Proteção ao segurado

Ao mesmo tempo, o INSS intensificou a fiscalização junto aos bancos responsáveis pelo pagamento de benefícios, o que resultou na suspensão de contratos com instituições financeiras que foram alvo de denúncias de beneficiários, como a Crefisa.

Também foram impedidas novas operações de crédito consignado por 15 instituições financeiras investigadas por suspeitas de irregularidades na prestação desse serviço. 

Para garantir mais segurança aos segurados, o INSS implantou biometria obrigatória na autorização de empréstimos consignados e suspendeu a concessão desse tipo de crédito quando solicitado por representantes legais sem autorização judicial.

Mudança na estrutura interna e reabertura de agências

Nos últimos seis meses, o INSS passou por uma reestruturação interna e vem investindo na reabertura de agências em todo o país para tornar o atendimento ao cidadão mais humano, acolhedor e acessível.

Entre as unidades reabertas estão nove agências no interior do Pará, em municípios como Nova Esperança do Piriá, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu. Outras cidades também voltaram a contar com atendimento presencial do INSS, como Batatais e Serrana (SP), Mimoso do Sul (ES) e Peçanha, no Vale do Rio Doce (MG).

O INSS também tem levado seus serviços a comunidades distantes, garantindo que o atendimento chegue a quem vive longe dos centros urbanos. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, equipes do Instituto participaram de uma ação conjunta com a Justiça Federal para atender moradores ribeirinhos do Rio Paraguai, na região pantaneira.

Mutirões levam o INSS para mais perto do cidadão

Os mutirões de atendimento têm sido uma das principais estratégias do INSS para agilizar a análise de processos e aproximar o Instituto da população. Nessas ações, equipes da Previdência Social se deslocam para regiões de maior demanda, onde realizam análises presenciais de processos, perícias médicas e avaliações sociais.

No último semestre, foram realizados 332 mutirões em todo o país, com mais de 20 mil pessoas atendidas. Um dos resultados mais significativos foi a redução de 15 dias no prazo médio de concessão de benefícios, que caiu de 55 para 40 dias entre março e setembro deste ano.

Atendimento digital com acolhimento presencial

As unidades de autoatendimento orientado foram criadas para facilitar o acesso dos segurados aos serviços digitais do INSS. Nelas, servidores e profissionais capacitados oferecem orientação individualizada e acolhedora para quem precisa de ajuda para usar os canais digitais como o Meu INSS

O objetivo é assegurar que ninguém deixe de ser atendido por falta de familiaridade com a tecnologia. O projeto, que une o atendimento presencial e digital, já funciona em Brasília (DF), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) e está sendo ampliado para outras regiões do país.

Inclusão INSS

O projeto Inclusão INSS leva acolhimento, escuta e cuidado para crianças e adolescentes neurodivergentes, antecipando perícias médicas e avaliações sociais do Benefício de Prestação Continuada, o BPC, em locais de fácil acesso como as escolas. 

A proposta é simples, mas poderosa: garantir que o atendimento aconteça num ambiente familiar e acolhedor, onde as crianças se sintam seguras e à vontade. O projeto começou no Nordeste, com o nome Inclusão Nordeste, e em outubro de 2025 iniciou sua expansão nacional, passando a se chamar Inclusão INSS.

“O projeto mostra a importância de o INSS ir ao encontro do cidadão. Quando o atendimento acontece em um lugar onde a criança se sente bem, como a escola, tudo fica mais fácil e humano”, destaca o presidente do Instituto.

Indenizações às famílias de crianças vítimas do Zika vírus

O INSS iniciou em 29 de setembro o pagamento das indenizações às famílias de crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus. As equipes do Instituto têm ido diretamente às associações de mães para orientar sobre os pedidos e receber a documentação necessária.

A iniciativa tem garantido que as famílias sejam acolhidas com atenção e respeito. “Em vez de esperar que as mães procurem o INSS, nós é que estamos indo até elas para oferecer orientação, apoio e um atendimento verdadeiramente humano. Essa é uma reparação necessária e justa, que o Governo Federal faz questão de garantir”, ressaltou Gilberto Waller.

Cuidar da Previdência é cuidar de pessoas

“Nos últimos seis meses, o INSS mostra que cuidar da Previdência é, antes de tudo, cuidar de pessoas. Reafirmamos que é possível fortalecer a confiança da população em um dos maiores patrimônios do país: a Previdência Social.

Mais do que um sistema de benefícios, ela é uma rede de proteção que acompanha o cidadão em todas as fases da vida e o INSS existe para garantir que essa rede seja cada vez mais forte, humana e segura.”

Gilberto Waller

Presidente do INSS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *