Ação beneficiou 120 crianças com deficiência e marcou o início da fase nacional do programa que antecipa perícias e avaliações sociais para crianças com deficiência e neuroatípicas
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, visitou nesta sexta-feira (10) o projeto Inclusão INSS, em Salvador, marcando o início da expansão nacional da iniciativa. A ação beneficiou 120 crianças com deficiência, antecipando perícias conectadas (telemedicina) e avaliações sociais, etapas fundamentais para a análise dos requerimentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“É uma mudança de conceito e de visão sobre como devem ser tratados os nossos beneficiários”, destacou o presidente Gilberto Waller. “Mais do que nunca, o INSS é feito por pessoas e para pessoas. Este é o tipo de programa que dignifica a Previdência Social junto ao cidadão.”

Presidente do INSS interage com organização do evento
A ação, realizada em parceria com a Prefeitura de Salvador, aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Luís Eduardo Magalhães (CMEI) durante dois dias ( 9 e 10 de outubro). O projeto aproxima o INSS do cidadão, especialmente às famílias de baixa renda, por meio de parcerias com os municípios, que auxiliam no pré-cadastramento dos beneficiários. “A escola é o ambiente natural dessas crianças. Nada melhor do que as prefeituras, que possuem os dados e o vínculo com as famílias, para ajudar o INSS a chegar até elas”, explicou Waller.
Durante o evento, o presidente ouviu relatos de mães atendidas pelo projeto, como Bruna Cordeiro, que participou com o filho Bernardo. “Fui muito bem atendida, e o meu filho também. Fizemos a avaliação e a perícia antes do prazo previsto — seria só em dezembro. Esse benefício vai ajudar muito. Quero parabenizar o INSS e a prefeitura pelo trabalho e pelo carinho com que fomos recebidos”, disse Bruna.

População de Salvador recebe atendimento durante evento Inclusão Nordeste
O presidente Gilberto Waller agradeceu à Prefeitura de Salvador pela parceria e destacou o papel transformador da iniciativa. “O Inclusão INSS é um programa que nasceu para romper barreiras. É o INSS que sai das suas amarras, que vai até o cidadão onde ele mais precisa. E nada é mais importante do que oferecer dignidade e acolhimento às crianças neurodivergentes e às suas famílias”, destacou.
O superintendente regional do Nordeste, Marcus Vinícius, reforçou a importância do projeto para a região. “O Nordeste tem mostrado que é possível inovar com sensibilidade social. O Inclusão INSS é um exemplo de gestão pública comprometida com a realidade das pessoas. Ver o sorriso de uma mãe ao conseguir o benefício para o filho é o maior resultado que podemos alcançar”, afirmou Marcus Vinícius. Com a expansão iniciada pela capital baiana, o projeto Inclusão INSS reforça o compromisso do Instituto com a inclusão social, a eficiência no atendimento e o respeito à cidadania.

Sala de atendimento da Perícia Médica na APS Salvador
