
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) firmou, nesta quarta-feira (1º/10), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ). O objetivo é facilitar o acesso de pescadores e trabalhadores rurais a benefícios previdenciários e assistenciais. O evento, realizado na sede da Fundação, em Niterói, contou com a presença do presidente do INSS, Gilberto Waller, e do presidente da FIPERJ, José Carlos Gervazoni, que assinaram o documento formalizando a parceria.
Participaram da solenidade o Secretário de Estado de Desenvolvimento do Interior, Pesca e Agricultura Familiar, Jair Bittencourt; o presidente da Emater, Marcelo Monteiro da Costa; a superintendente regional do INSS no Rio de Janeiro, Angélica Rosa; e a coordenadora de Extensão da FIPERJ, Carla Uzeda.
Segundo Gilberto Waller, a cooperação aproxima serviços essenciais de grupos historicamente excluídos, ampliando o conhecimento sobre direitos previdenciários:
“Essa cooperação permite não só a educação sobre direitos, mas também orienta sobre o que fazer para garantir o acesso aos benefícios. O reconhecimento do direito traz cidadania e pode tirar pessoas da situação de vulnerabilidade.”
Waller destacou ainda que a FIPERJ é fundamental para alcançar essas populações, muitas vezes sendo o único canal de contato delas com o Estado. “São pessoas que, na verdade, não conseguem estar no dia a dia verificando quais são os seus direitos”, afirmou.
A coordenadora de Extensão da FIPERJ, Carla Uzeda, ressaltou a expectativa positiva com a parceria: “Vamos poder ser um braço do INSS nessas localidades. Acreditamos que será muito bom, com um salto de qualidade no atendimento e ampliação do suporte às comunidades.”
O nosso escritório atende em todo o Brasil e está sempre disponível para esclarecer todas as suas dúvidas. Conte conosco para um atendimento jurídico ágil, transparente e de confiança.
Fale com a gente no telefone: (38) 9 9854-2784 ou email: thiagoveloso@jus-adv.com.br
